Instalado em Macaíba, o serviço atende casos de baixa e média complexidade ortopédica oriundos de municípios da Região Metropolitana de Natal; mais de 100 cirurgias foram realizadas.
Desde que foi implantado, em 7 de fevereiro, o serviço de ortopedia no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, já realizou mais de mil atendimentos de baixa e média complexidade, ajudando a desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, que seria o destino desses pacientes.
Além dos casos oriundos do município de Macaíba, o novo setor atende pacientes de Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Ceará-Mirim. Os atendimentos incluem também a realização de cirurgias, que atingiu uma marca expressiva: 100 procedimentos realizados.
O resultado desse trabalho reflete diretamente no maior hospital do estado, o Walfredo Gurgel, em Natal, que voltou a ficar com os corredores vazios nesta quarta-feira (2). Antes, a unidade havia permanecido mais de 30 dias sem pacientes acomodados nos corredores.
O serviço de ortopedia, em Macaíba, é resultado do esforço do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que coordena o setor através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O Ministério da Saúde contribui com o financiamento de R$ 10,8 milhões para estruturação e custeio.