Nasceu às 02h26, deste domingo (25.01), no Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Antônio Ferraz, na cidade de Macau, pesando 3 quilos e 352 gramas, a primeira bebê naturalizada macauense no ano de 2025.
Fruto da terceira gestação de Débora Carolina da Silva, 26 anos, moradora do Distrito de Diogo Lopes, a recém-nascida veio ao mundo em parto natural pelas mãos do médico obstetra, Givanildo Franco.
Bem assistidas pela equipe médica e de enfermagem do HAF, mãe e filha passam bem e aguardam alta hospitalar nas próximas 24 horas.
Obstetrícia no HAF
Interditado por falta de capacidade para realizar partos cesáreos e cirurgias eletivas no final de 2020, o Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Antônio Ferraz, voltou às atividades no dia 13 de outubro de 2022, com o parto cesáreo da bebê Ana Alice, um dia após as comemorações do Dia das Crianças.
Na época foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na gestão do médico e então prefeito, José Antônio de Menezes, na recuperação estrutural do Centro Cirúrgico e todo o bloco de obstetrícia do HAF. Também foram adquiridos equipamentos, a exemplo do carro de anestesia e da nova mesa cirúrgica, entre outros.
Até o fechamento deste post, a assessoria da Secretaria de Saúde ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o marco zero no serviço de obstetrícia do município, com o nascimento da primeira bebê macauense na gestão da prefeita Flávia Tavares Veras.