A Semana de Contas do Estado realiza a sua 1º Edição que ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro. Por meio da Controladoria-Geral do Estado, a oportunidade ganha grande relevância para o Rio Grande do Norte pois amplifica o debate sobre gestão pública, prestação de contas e transparência. O primeiro dia do evento contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e de autoridades e representantes do setor público, sendo uma oportunidade de compartilhamento sobre os temas discutidos.
O evento é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado do RN, visando, inicialmente, capacitar as Unidades de Controle Interno (UCIs) de todo o Poder Executivo do RN. As unidades auxiliam nas atividades de controle interno da gestão pública, colaborando em procedimentos de conformidade e despesa.
“Eventos como esta Semana de Contas nos fazem refletir, trocar experiências, reciclar o aprendizado, qualificar nossos servidores e melhorar a eficiência do nosso serviço para o povo potiguar”, destacou a governadora Fátima Bezerra na abertura do evento. “Temos feito importantes movimentos para incrementar a transparência das contas do Governo”, concluiu.
Segundo Luciana Daltro, controladora-geral do Estado, a Semana de Contas celebra a eficiência e integridade pública. “Através da participação de representantes de diversas instituições, estamos promovendo um diálogo rico e produtivo sobre temas cruciais para a transparência e a responsabilidade na administração pública. Acreditamos que a capacitação das Unidades de Controle Interno (UCIs) é um passo fundamental para garantir a eficiência e a integridade em nossos processos.”
A 1º Edição da Semana de Contas é um marco no aperfeiçoamento das prestações de contas do Estado do RN, visando disseminar as macrofunções da Controladoria-Geral do Estado em todos os Órgãos e entidades, fomentando governança pública e accountability. É uma oportunidade de mudar a perspectiva na administração de contas com a participação de diversos representantes das contas públicas. A semana de contas fomenta o fortalecimento do controle e prestação pública.