quinta-feira, 19 de setembro de 2024

RN ganha programa de saúde mental para profissionais da segurança pública


Com ética e responsabilidade no debate sobre um dos temas mais sensíveis enfrentados pela sociedade humana, o Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (18), no Teatro Riachuelo, o programa Escuta Susp, promovido pelo Governo Federal, para cuidar da saúde mental dos profissionais de segurança pública.

A governadora Fátima Bezerra assinou, ao lado do Secretário Nacional da Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, do Ministério da Justiça, a portaria que estabelece as diretrizes do programa no Rio Grande do Norte, o quarto estado brasileiro a aderir a ação do Governo Federal. 

O lançamento ocorreu durante a abertura do IV Seminário de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, promovido pela Secretária de Segurança Pública (SESED), por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), em parceria com o UNI-RN.

O encontro ocorre até às 17h desta quarta, com entrada gratuita e aberta à sociedade, discutindo, oferecendo orientações sobre a prevenção ao suicídio e abordando questões de saúde mental com foco em práticas eficazes e colaborativas.

O evento conta com a participação de cerca de 1500 agentes da segurança pública estaduais, como policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes de trânsito, além de profissionais da área de saúde.

PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL

“Esta é mais uma das nossas importantes parcerias com o Governo Federal destinada a cuidar da vida daqueles que cuidam da vida da nossa população. Lutei ainda como parlamentar para a criação do Susp e, com a volta do Presidente Lula, estamos aperfeiçoando esse modelo de governança para a segurança pública”, destacou a governadora na solenidade.