Com a integração entre o poder público e a iniciativa privada no sistema de transporte intermunicipal o Governo do RN entregou nesta terça-feira (03), dez novos ônibus que estarão em circulação e outros 20 veículos serão entregues até dezembro deste ano.
O trabalho resulta na requalificação e melhorias ao usuário, através dos incentivos fiscais, além do subsídio de isenção do imposto sobre o diesel, do Governo do Estado. Ações de gestão melhoram qualidade do serviço prestado à população.
"Estamos garantindo a renovação da frota de transporte publico intermunicipal com subsídios de incentivos fiscais do governo que interferem no preço da passagem para o trabalhador. Uma grande conquista para os usuários", disse a Governadora Fátima Bezerra.
Com a nova frota, serão acrescentadas 1.060 viagens a mais por mês. Os investimentos deste ano — aquisição de 30 veículos — se somam àqueles realizados em 2023, quando a empresa foram entregues outros 20 novos ônibus às linhas que interligam vários municípios da Região Metropolitana à capital potiguar.
A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), a engenheira Natécia Nunes, chama a atenção quanto à necessidade do gestor público buscar diferentes formas de viabilizar melhorias do serviço prestado à população através de parcerias.
“O DER é o gestor do sistema de transporte intermunicipal de passageiros e o Governo do Estado buscou alternativas que permitiram melhorar o serviço e, ao mesmo tempo, gerando um custo menor ao usuário. Levamos à governadora alguns pleitos das empresas do setor, e ela articulou toda a sua equipe para encontrarmos um ponto de equilíbrio.”, afirmou Natécia Nunes.
A diretora-geral do DER-RN enfatizou que, à mesa de negociações com as empresas, a governadora sempre deixou claro que ao conceder esses benefícios, exigia contrapartidas para preservar o trabalhador e os usuários do sistema.
“O Governo do Estado, de certa forma, subsidiou não apenas o sistema intermunicipal, mas também o sistema urbano de Natal especialmente para evitar aumento da tarifa”, completou Natécia.
O diretor da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) e da empresa Trampolim da Vitória, Almir Buonora, destaca a importância da parceria entre o setor de transporte de passageiros e o Governo do Estado, ressaltando a sensibilidade da governadora Fátima Bezerra, que desde a fase crítica da pandemia da Covid-19 contribui para o equilíbrio do setor, observando o usuário e as empresas. São 50 novos ônibus em dois anos.
Os novos ônibus todos atendem a EURO 6, um protocolo da União Europeia que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes pelos veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões.
Para atender aos padrões do Euro 6, os fabricantes de veículos implementaram tecnologias avançadas de controle de emissões, como: Sistemas de redução catalítica seletiva e filtros de partículas.
Toda a frota da Trampolim da Vitória já possui instalada a a tecnologia de internet wi-fi, e serão disponibilizadas as chaves de acesso aos passageiros.
Além disso, há sistemas de monitotamento por câmeras e GPS em todos os veículos como forma de coibir a criminalidade e oferecer ao sistema de segurança pública mais subsídios no enfrentamento à criminalidade.