A encenação da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas-RN é uma das mais tradicionais do interior do Nordeste, com quase meio século de existência. O espetáculo, que acontece aos pés do Monte do Galo e atrai anualmente romeiros e turistas do sertão potiguar e estados vizinhos, tinha sido interrompido pela pandemia e está retomando agora em 2024. As apresentações de sua 46ª edição estão programadas para acontecer nos dias 28 e 29 de março, respectivamente as 20h30 e as 17h.
O cenário será montado na nova Praça dos Romeiros, agora reformada com o erguimento do Santuário de Nossa Senhora das Vitórias. “O espetáculo envolve cerca de 70 atores, entre crianças e adultos, com destaque para participantes que têm mais de trinta anos de atuação, mantendo viva uma tradição que vai se passando de pai para filho”, explica Jairo Dantas, diretor do espetáculo.
O projeto tem importância cultural, econômica e social para a comunidade, considerando que a confecção de figurino e cenário, além de gravação de áudio e outros serviços de produção envolvem a contratação de trabalhadores da cultura e prestadores de serviço da própria Carnaúba dos Dantas. A chegada de romeiros impulsiona o comércio formal e informal, contribuindo para a geração de renda na cidade.
A realização da Paixão de Cristo é da Associação de Desenvolvimento Cultural Dom José Adelino Dantas, Paróquia de Carnaúba dos Dantas e Diocese de Caicó. Com patrocínio do Programa Cultural Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, Governo do Estado, Armil e Casa Grande Mineração, Supermercado Dantas - Rede Seridó, Massas Real Sabor, Eletrocenter Material de Construção, Rede Mais Venâncio, DMS Distribuidora, Potiguar Farmacêutica e Socfarm São José. Apoio da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas e Geoparque Seridó.