A ação ambiental que iniciou em junho de 2021 com o Governo do RN, por meio de uma parceria entre a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), gerou grandes resultados no ano de 2023. A campanha também tem como parceiros importantes as empresas Circulare e a Natal Reciclagem.
A RN+ Limpo se consolidou como a maior campanha de arrecadação de resíduos eletroeletrônicos do país e atingiu a marca de 100 toneladas em setembro deste ano. A relevância da campanha é tanta que, no começo do mês de dezembro, a RN+ Limpo foi apresentada na COP 28 (Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas) em Dubai.
A Campanha nasceu visando promover a Educação Ambiental por meio da orientação sobre o descarte correto de eletrônicos e o impacto desse material na água quando descartado incorretamente. A meta é retirar do meio ambiente mais de 150 toneladas de resíduos eletroeletrônicos.
De acordo com a socióloga da Caern, Marília Lima, a RN+ Limpo encerra o ano reconhecida em um evento de destaque mundial para a temática ambiental, como no exemplo da COP 28. “ A campanha ganhou repercussão por integrar o rol das melhores práticas empresariais voltadas para a preservação ambiental no Brasil, o que fortalece a Companhia no contexto do compromisso com a sociedade e com o meio ambiente. Temos uma grande responsabilidade, pois nossa missão é promover ações para minimizar os impactos socioambientais”, ressalta.
Para assessora técnica do Idema, Iracy Wanderley, a campanha está avançando a passos largos em função da produção crescente de eletroeletrônicos. "A revolução tecnológica traz consigo um desafio significativo: o descarte responsável de aparelhos e dispositivos eletrônicos ao final de suas vidas úteis. É isso que temos suscitados com as ações da RN + Limpo, por meio da sensibilização estamos avançando na economia circular e preservação do meio ambiente", aponta.
A campanha ambiental, que já era a maior do Rio Grande do Norte nesse segmento, é apoiada por empresas ambientalmente conscientes, sem custos públicos de processamento nem logística. Em 2024, a meta é atingir a marca de 150 toneladas arrecadadas e conseguir certificações importantes pela proporção que a campanha tem tomado internacionalmente.
COMO DESCARTAR SEU EQUIPAMENTO ELETROELETRÔNICO
A arrecadação dos resíduos que não servem mais para a utilização continua nos principais pontos de coleta do estado, com coleta em pontos estratégicos como, por exemplo, Parque das Dunas e na Administração Central da Caern, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, 1555. Além disso, a campanha promove mutirões nos municípios do RN, com a presença dos coletores em feiras e eventos, além das coletas domiciliares no município de Natal. Para saber o que pode ser descartado e para agendar sua coleta domiciliar acesse o site www.rnmaislimpo.com.br.