Em consonância à portaria federal e decreto estadual, a Prefeitura Municipal de Guamaré oficializa a adoção do ponto facultativo a servidores municipais quando houver partidas da seleção brasileira, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol feminina. A competição terá sede na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.
Por considerar que o futebol é um esporte que concentra as atenções da população de nosso país, tendo em vista que está intimamente ligado à cultura nacional e a necessidade de fortalecimento do futebol feminino, promovendo a valorização da mulher no campo do esporte e garantindo a igualdade no tratamento da Administração Pública em relação a ambos os gêneros.
O decreto municipal não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos, em especial, àqueles prestados pela Saúde e Segurança Municipal. Cada órgão da Administração Pública Municipal será responsável por estabelecer a compensação de horas de acordo com a conveniência administrativa.
A estreia do Brasil na 9° edição da Copa do Mundo Feminina da Fifa será dia 24 de julho, às 8h, horário de Brasília, contra o Panamá. A Seleção está no grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.
Atual e tetracampeã, a seleção dos Estados Unidos está no grupo E, com Vietnã, Holanda e Portugal. O Mundial tem partidas em nove cidades da Nova Zelândia e da Austrália. É é a primeira vez que o evento será realizado no Hemisfério Sul.
Essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, porque será a primeira edição com 32 países participantes. Antes eram 24 seleções. O formato será igual ao do torneio masculino: oito grupos de quatro países, em que os dois primeiros se classificam para as próximas fases, de mata-mata.