A promoção à saúde é uma questão prioritária para a Secretária de Saúde em Macau, Terezinha Menezes e visando levar ações de saúde até o trabalhador macauense, uma nova iniciativa foi implantada, através de um projeto piloto que tem o objetivo de avaliar e acompanhar regularmente a saúde do trabalhador em seu local de trabalho.
Nesta sexta-feira(23), 29 servidores públicos tiveram suas condições de saúde avaliada e verificou-se casos de obesidade e sobrepeso, risco cardiovascular elevado e pressão arterial fora dos padrões da normalidade.
A enfermeira Maria da Conceição, foi a responsável e idealizadora do projeto. Ela destaca que, atualmente, as doenças do aparelho circulatório são os casos de maior incidência em óbitos e internações hospitalares.
Além do “Como Vai Você?” e dos programas Saúde Casa a Casa, Saúde da Mulher das Águas, Saúde do Trabalhador e o Programa Consultório da Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Saúde também tem desenvolvido ações nas escolas, através do Programa Saúde na Escola.
Vale ressaltar, que a cidade superou mais de 800 mil ações e serviços de saúde em 30 meses, superando os valores de produção dos últimos 5 anos anteriores a essa gestão. O município de Macau também comemora o melhor indicador do Programa Previne Brasil da história da cidade.
Programa já realizou os primeiros atendimentos