Com 40.533 votos, Thabatta Pimenta (PSB) foi a terceira candidata de esquerda a deputada federal mais votada no Rio Grande do Norte.
Mesmo não sendo eleita, sua votação expressiva, inclusive em Natal, a coloca como uma nova liderança progressista no estado.
Thabatta fez uma campanha propositiva, colorida e em defesa da democracia, apoiando Rafael Motta para o Senado, a governadora Fátima Bezerra e o presidente Lula.
Além disso, pautou seu discurso principalmente em defesa da população LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, das mulheres e da Educação.
Thabatta já havia feito história em 2020, sendo a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira de vereadora no estado, em Carnaúba dos Dantas.
Nesta eleição, foi a segunda candidata a deputada federal mais votada da região Seridó. Agora, vai seguir sua trajetória política com a certeza de que conquistou o eleitor potiguar, principalmente o que aposta em pautas identitárias.
"Quem imaginou que uma travesti chegaria até aqui? Sem ser esteira para ninguém, trilhando seu próprio caminho e fazendo a diferença", avalia Thabatta.
O futuro, segundo ela, não está definido, mas cheio de possibilidades. Seu nome tem sido cotado, inclusive, para vereadora de Natal em 2024.