Distante 120 km de Natal, no município de Jandaíra, mesmo nome da abelha nativa sem ferrão da região, 18 membros da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca) produzem o conhecido mel de abelha Jandaíra. É na meliponicultura, a extração sustentável do mel da abelha sem ferrão, que esses homens e mulheres do campo tiram a própria renda há pelo menos 10 anos. A governadora Fátima Bezerra, visitou o grupo nesta sexta-feira (20).
“Dar condições de desenvolvimento desta cadeia produtiva é dar esperanças a esses jovens de viverem em sua terra e dela tirar sustento. Com investimentos que garantam oportunidades, cada vez mais os jovens vão dissociar o sucesso da busca em grandes centros”, pontuou a chefe do Executivo estadual.
Também acompanharam a visita os secretários estaduais Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão), Íris Oliveira (Trabalho e Ação Social), Guilherme Saldanha (Agricultura), o diretor da Emater, César Oliveira; os deputados estadual e federal, George Soares e Rafael Motta; o diretor-técnico do Sebrae RN, João Hélio, a prefeita de Jandaíra, Marina Dias Marinho; o secretário de Agricultura, Francisco Melo e vereadores do município.