Diante da diferença dos números para Covid-19 apresentados nos boletins epideomológicos divulgados pela Sesap-Secretaria de Saúde do Estado e pela Secretaria Municipal de Saúde em Macau, o blog resolveu investigar o caso e ouviu os responsáveis pelas informações.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sâmia Morais: “as informações publicadas pelo município são bem mais rápidas, pois consolidamos dados apenas locais, já o estado não, consolida dados de todos os municípios do RN”.
Sâmia ainda acrescentou: “As notificações são realizadas no E-SUS VE e também encaminhada por e-mail para CIEVS (Núcleo de Vigilância do Estado) que é nosso plantão de apoio”.
Para a Secretária de Saúde, a diferença nos números de casos testados positivo, apresentada entre os dois boletins deve está relacionada à consolidação dos dados, que não consegue ser em tempo real.
"São muitos dados a consolidar no estado", justificou Sâmia Morais.
O outro lado da notícia
Em nota exclusiva para o Blog, a SESAP esclareceu que só pode responder pelos números apresentados pela Secretaria, o que para a pasta: “são os números que o Ministério da Saúde acompanha”.
O boletim epideomológico da Sesap apresenta a cidade de Macau com um caso testado positivo, enquanto que a Secretaria Municipal de Saúde atesta ter 09 casos confirmados.
O município computa um total de 80 notificações, até esta segunda-feira, 11 de maio, segundo os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
O município computa um total de 80 notificações, até esta segunda-feira, 11 de maio, segundo os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Decidimos publicar os boletins porque achamos interessante as pessoas ficarem informada de imediato. Acho que ajuda muito, uma vez que estimula a conscientização. Nossa intenção não é causar pânico, mais levar informações a todos”, concluiu Sâmia Morais.