O prefeito de Macau Tulio Lemos participou no final da manhã desta terça-feira (09) de uma reunião na Caern para discutir o processo de dessalinização de água para cidades do Vale do Açu. Durante a reunião o consultor da Semarh, Franklin de Azevedo Filho, apresentou os benefícios do processo de dessalinizar água do mar.
Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Lopes Junior, a ideia é instalar um equipamento piloto para acompanhar o seu funcionamento.
Marcelo Toscano, Diretor Presidente da Caern, esclareceu que a decisão de implantar a dessalinização compete à Prefeitura de Macau.
“A Caern precisa avaliar a situação tarifária nessa questão da dessalinização, mas temos também o projeto da adutora Afonso Bezerra- Pendências, numa extensão de 42 quilômetros, onde já foram perfurados poços com boa vazão para atender a demanda da dessa região”, concluiu Toscano.
Para o prefeito Tulio Lemos, o assunto não é nada novo. Desde 2014, antes mesmo de ser prefeito, ele vem mantendo diálogo com a Caern, para buscar soluções para a crise hídrica que castiga Macau e região. “Os poços de Afonso Bezerra são resultados dessa luta, agora caminhamos mais aliviados com a possibilidade de uma nova adutora e ainda com esse projeto ousado de dessalinização”, disse Tulio.
Projeto de dessalinização e de nova adutora foi discutido hoje em Natal