Do total de 588 quilômetros de rede de coleta de esgotos previstos para serem instalados na Zona Norte do Natal pelo Governo do RN, quase 30% - 170 quilômetros de tubulação – já foram assentados, somadas as frentes de trabalho dos lotes 1 e 2. Aproximadamente R$ 25 milhões já foram investidos na Zona Norte.
Apenas 3% do território da Zona Norte contava com esgotamento sanitário, próximo a Igapó. Mas mesmo nestas áreas, era comum encontrar canos que desembocavam efluentes na rua, proveniente de lavagem de roupas, por exemplo, prejudicando o meio ambiente e contribuindo para formação de poças de água em uma região que registra hoje os maiores índices de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypt.
ONDE AVANÇAM AS OBRAS
No lote 1 da Zona Norte, a rede coletora de esgotos já passou pelo Potengi (Avenida das Fronteiras), Pajuçara (IFRN e Avenida das Fronteiras), Parque dos Coqueiros (posto BR), Santa Catarina e Soledade I e II. Ao final, serão mais de 15.500 ligações de esgotos à rede coletora.
A frente do lote 2 passou por Pajuçara (Avenida João Medeiros), Potengi (estação do trem) e Redinha. Quando concluído o sistema, serão mais 3.800 novas ligações de esgotos a beneficiarem a população e o meio ambiente.
Governador Robinson Faria visitou canteiro de obras essa semana na zona Norte em Natal