quinta-feira, 25 de junho de 2026

Três Nordestinos brings together Santanna, Flávio José and Targino Gondim and opens ticket sales in Natal

Já pensou em dançar ao som de três dos maiores nomes do autêntico forró nordestino? Essa é a proposta do espetáculo “Três Nordestinos – Um por Todos e Todos pelo Forró”, que será apresentado em Natal no dia 20 de setembro, às 20h, no Teatro Riachuelo. O show vem sendo aclamado pela crítica como o grande encontro do forró e promete reunir os fãs do ritmo mais festejado do Nordeste. 


No palco, Santanna O Cantador, Flávio José e Targino Gondim unem trajetórias marcadas pela valorização da cultura popular e pela defesa das raízes do Nordeste. O encontro reúne diferentes gerações do forró em um espetáculo que destaca a poesia, o regionalismo e a musicalidade característica do gênero. 


O projeto também ganha força com o lançamento do álbum audiovisual gravado na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro, na Bahia, às margens do Rio São Francisco. O trabalho reforça o compromisso dos artistas com a preservação e a difusão do forró, dialogando com o público de diferentes regiões do país.  


Santanna construiu uma carreira sólida marcada por letras que retratam o cotidiano do sertão e o sentimento nordestino. Flávio José é um dos principais nomes do forró tradicional, com uma obra que atravessa gerações e mantém viva a essência do ritmo. Já Targino Gondim, sanfoneiro, cantor e compositor, amplia os horizontes do gênero ao levar o forró para diferentes públicos, sem abrir mão da identidade cultural.


O repertório reúne clássicos consagrados e canções que fazem parte da história dos três artistas. Entre os destaques estão “Eu Só Quero Um Xodó”, “Petrolina, Juazeiro”, “Só Xote”, “Tareco e Mariola”, “Espumas ao Vento”, “Caboclo Sonhador” e “Anjo Querubim”, além de outras músicas que embalam o público e reforçam a tradição do forró.


A proposta do espetáculo valoriza a simplicidade e a força da música nordestina, com foco nos instrumentos, nas letras e na interação com a plateia. O resultado é uma experiência que resgata memórias, celebra a cultura popular e reafirma o lugar do forró como um dos pilares da música brasileira.


A apresentação em Natal integra a turnê nacional do projeto, que vem percorrendo diversas cidades e consolidando o encontro como um dos momentos mais marcantes da cena musical nordestina recente. Os ingressos já estão à venda . A produção é da Idearte Entreternimento.

Copa do Mundo e São João impulsionam consumo e aquecem vendas no varejo potiguar

 


A combinação entre a Copa do Mundo de 2026 e o ciclo junino deve criar um período de forte movimentação para o varejo potiguar. Com a competição iniciando em junho e se estendendo por 39 dias, em paralelo às festas de São João, empresas já observam um aumento na procura por produtos ligados ao entretenimento doméstico, alimentação e confraternização.

De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Copa do Mundo deverá movimentar R$4,32 bilhões no comércio brasileiro, crescimento de 6,5% em relação ao torneio de 2022. A expectativa da entidade é de que o consumo se concentre principalmente em segmentos ligados à experiência de assistir aos jogos, como alimentos, bebidas, eletrônicos e itens para confraternizações.

Os primeiros sinais desse aquecimento já podem ser observados no varejo. Na varejista Ferreira Costa, uma das maiores redes de home center do Nordeste, as vendas de televisores cresceram 35% em comparação com o mesmo período de 2025. A procura é impulsionada principalmente por consumidores interessados em melhorar a experiência de assistir aos jogos em casa. Segundo Cesar Barros, gerente de compras de eletros da rede, a demanda tem sido acompanhada por uma mudança no perfil de compra. "Estamos observando um crescimento significativo na busca por telas maiores. Os consumidores estão migrando para modelos acima de 65 polegadas e já existe uma procura importante por equipamentos de 75, 85, 98 e até 100 polegadas. O cliente quer transformar a sala em um espaço de convivência para reunir amigos e familiares durante os jogos", explica.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Hackathon do Sol começa nesta sexta-feira e reúne talentos da inovação em Natal

Falta pouco para o início do Hackathon do Sol, que acontece entre os dias 26 e 28 de junho, na Praiamar Arena, em Natal. Durante três dias, participantes selecionados irão vivenciar uma imersão intensa voltada à inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento de soluções para desafios reais.

A iniciativa reunirá estudantes, profissionais, empreendedores e entusiastas de diversas áreas do conhecimento em uma jornada colaborativa marcada por mentorias, capacitações, networking e construção de projetos com potencial de impacto social e econômico.


Ao longo da programação, as equipes passarão por etapas de ideação, validação, desenvolvimento e apresentação de soluções, contando com o acompanhamento de especialistas e profissionais com experiência nos ecossistemas de inovação e negócios.


Mais do que uma competição, o Hackathon do Sol foi criado para estimular a criatividade, o pensamento estratégico e o trabalho colaborativo, promovendo conexões entre talentos, empresas, instituições e agentes de transformação.


A programação também reforça o crescimento do ambiente de inovação no Rio Grande do Norte, criando oportunidades para o surgimento de novos projetos, startups e iniciativas capazes de gerar resultados concretos para a sociedade.


Além da experiência de aprendizado e desenvolvimento, os participantes concorrem a uma premiação total de R$ 21 mil, que será distribuída entre os projetos de maior destaque ao final da maratona.

São João de Natal: Sucesso do evento reforça o protagonismo da ARENA

 

A Casa de Apostas Arena das Dunas concluiu, neste domingo (21), mais uma grande operação de entretenimento ao sediar o principal polo de shows do São João de Natal 2026. Ao longo de três finais de semana, o espaço recebeu uma programação que reuniu alguns dos maiores nomes da música brasileira e atraiu um público de quase 800 mil pessoas, segundo dados divulgados pela Prefeitura do Natal.


Transformado em uma verdadeira cidade junina, o estacionamento e a praça externa da Arena receberam uma ampla estrutura para acomodar grandes shows de bandas nacionais e locais, além de áreas de alimentação, espaços de convivência, operações de segurança, saúde, acessibilidade, mobilidade urbana e ações de sustentabilidade, consolidando o equipamento como um dos mais versáteis centros de eventos do Nordeste.


Durante a programação, passaram pelo palco artistas como Simone Mendes, Leonardo, Bruno & Marrone, Nattan, Matheus & Kauã, Zezé Di Camargo & Luciano, Fagner, Zezo, Xand Avião, Pablo, Natanzinho Lima, Henry Freitas, Limão com Mel, Calcinha Preta, Abiel, Léo Foguete, Circuito Musical, Cavaleiros do Forró, Marina Elali, Banda Grafith e muito mais.


Além da programação artística, o evento contou com uma complexa operação logística envolvendo transporte público especial, acessibilidade, serviços de saúde, assistência social, coleta seletiva e monitoramento integrado, garantindo conforto e segurança ao público durante os dias de festa.

É hoje: Brasil x Escócia terá evento com entrada gratuita, quatro telões de LED e shows na Prainha Via Costeira

A contagem regressiva já começou. Nesta quarta-feira (24), a Seleção Brasileira entra em campo para enfrentar a Escócia pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026 e os torcedores potiguares terão um espaço especial para acompanhar a partida em clima de festa. O projeto Pra Cima Brasil promove uma grande transmissão gratuita na Prainha Via Costeira, reunindo futebol, música e entretenimento em um dos cenários mais privilegiados da capital potiguar.

A programação terá início às 16h e foi planejada para proporcionar ao público uma experiência completa durante mais um compromisso do Brasil no Mundial. Além da transmissão do jogo em 4 telões de LED, o evento contará com estrutura temática, espaço de convivência, ativações e atrações musicais que prometem manter a animação antes, durante e depois da partida.

Entre os nomes confirmados estão os grupos Sambar & Love, Mesa Doze e o DJ DK, que será responsável por manter a energia do público em alta durante toda a programação. As atrações vão embalar os torcedores ao longo da tarde e transformar a transmissão em uma verdadeira celebração da paixão brasileira pelo futebol.

Conhecido pela versatilidade e por estar sempre conectado às tendências musicais do momento, DJ DK chega ao Pra Cima Brasil com um repertório que mistura diferentes estilos e promete garantir a animação da galera do começo ao fim do evento. Com sets dinâmicos e leitura de pista apurada, ele será responsável por manter o clima de festa entre um gol e outro da Seleção.


O confronto contra a Escócia marca o encerramento da participação brasileira na fase de grupos da Copa do Mundo. A expectativa é de mais uma grande mobilização dos torcedores, repetindo o clima de celebração que tem acompanhado os jogos da Seleção em todo o país.


A proposta do Pra Cima Brasil é transformar cada partida do Brasil em uma experiência coletiva, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambiente descontraído, seguro e com vista para o mar. A expectativa da organização é receber um grande público para mais uma edição do projeto.


Os ingressos são gratuitos e seguem disponíveis para retirada antecipada na plataforma Outgo https://outgo.com.br/pra-cima-brasil. A organização recomenda que o público garanta o acesso com antecedência, já que a capacidade do espaço é limitada.

Instituto Neoenergia promove ações de conservação ambiental em Guamaré, Macau e Galinhos

Durante o Mês do Meio Ambiente, celebrado em junho, o Instituto Neoenergia promove uma série de ações de educação ambiental, mobilização comunitária e conservação da biodiversidade nos municípios de Guamaré, Macau e Galinhos, na Bacia Potiguar. Desenvolvida pela SAVE Brasil, o projeto Flyways Brasil envolve estudantes, marisqueiras, pescadores artesanais, pessoas idosas, adolescentes e comunidades tradicionais na proteção dos manguezais e das aves limícolas migratórias que utilizam a região (chamada de Bacia Potiguar) como área estratégica de alimentação e descanso durante suas rotas pelas Américas.


“Por meio dessas iniciativas, reforçamos nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuamos, valorizando conhecimentos tradicionais, fortalecendo economias locais e construindo soluções coletivas para o futuro da Bacia Potiguar”_, explica Renata Chagas, Diretora do Instituto Neoenergia.


A série de ações ao longo do mês inclui exposições educativas, jogos ambientais, monitoramento de aves, palestras, oficinas, blitzes ambientais, exibição do CineMar, mutirões de limpeza de manguezais e praias, além de atividades guiadas de observação de aves. Também estão previstas “passarinhadas” no Parque das Dunas, em Natal, ampliando o acesso da população ao conhecimento sobre espécies migratórias como maçaricos e batuíras e reforçando a importância da conservação das áreas úmidas costeiras.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal


O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.


O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.


Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual. “Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.


A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.


Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais. A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo incentivar a boa gestão das finanças públicas, reconhecendo estados e municípios pela qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Sodiê Doces aposta em sabores típicos da estação para celebrar as festividades juninas em todo o Brasil




Junho é um dos meses mais aguardados pelos brasileiros quando o assunto é gastronomia. Das grandes festas populares realizadas no Nordeste às tradicionais quermesses do Sudeste e às celebrações que movimentam cidades do Centro-Oeste e de outras regiões do país, o período é marcado por receitas que despertam memória afetiva e colocam ingredientes como milho, fubá, coco e leite condensado no centro da mesa.


De olho nesse momento, a Sodiê Doces reúne em seu cardápio opções que combinam tradição e inovação para acompanhar as festividades típicas do mês. Entre os destaques está o Bolo Pudim (#191), lançamento recente da rede que une duas das sobremesas mais queridas dos brasileiros em uma única receita e vem conquistando consumidores nas lojas e nas redes sociais.

Outra aposta é o bolo caseiro de milho, um dos sabores mais tradicionais desta época do ano e que integra a linha de bolos caseiros da marca. O portfólio ainda conta com receitas que remetem às celebrações juninas, como Caseiro de Paçoca, Fubá Simples, Fubá com Goiabada e Fubá com Erva-Doce, além de outros sabores caseiros que harmonizam perfeitamente com um café fresco ou chocolate quente durante os dias mais frios.


Embora as comemorações de junho sejam conhecidas por diferentes nomes ao longo do país, festas juninas em muitas regiões e São João em diversos estados do Nordeste e em tradicionais celebrações do Centro-Oeste, elas compartilham um elemento em comum: a mesa farta, os sabores típicos e as receitas que atravessam gerações.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Dr. Zé Antônio recebe Allyson Bezerra em Macau e destaca pautas estratégicas para o desenvolvimento do município


O ex-prefeito de Macau e uma das principais lideranças do União Brasil na região do Vale do Açu, Dr. José Antônio Menezes, recebeu nesta sexta-feira (19) o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra. O encontro reuniu aliados políticos e contou com a presença do vereador Robson Kelly.

Durante a visita ao município salineiro, Allyson Bezerra conheceu de perto algumas das demandas consideradas prioritárias para o avanço da qualidade de vida da população. Entre os temas apresentados estiveram a implantação do saneamento básico no Porto da Pescaria e no Conjunto Arnóbio Abreu, além da necessidade de melhorias no sistema de abastecimento de água do bairro Ilha de Santana e a construção de casas populares, principalmente no Canto do Papagaio e outras comunidades que sofrem com o déficit habitacional. 


Ao reafirmar seu apoio ao projeto político de Allyson Bezerra, Dr. Zé Antônio ressaltou a confiança na capacidade de gestão e no compromisso do pré-candidato com o crescimento regional.

“Vamos caminhar com o pré-candidato ao governo Allyson Bezerra porque acreditamos na sua capacidade e força de trabalho para trazer melhorias e avanços para Macau, para a região salineira e para o Vale do Açu, áreas que possuem um importante potencial econômico para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Em resposta, Allyson agradeceu a recepção e o apoio do grupo político macauense. O pré-candidato também reforçou o compromisso de trabalhar por ações que contribuam para o desenvolvimento do município e para a melhoria das condições de vida da população.

A visita fortalece o diálogo em torno de projetos voltados à infraestrutura, ao desenvolvimento regional e à valorização de uma das áreas mais estratégicas para a economia potiguar.

Fonte: Assessoria






Macau: Einstein Barbosa convida amigos para assistir Brasil x Haiti em telão e promete noite de confraternização


Após receber nesta sexta-feira (19), em Macau, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra, o advogado e pré-candidato a deputado estadual Einstein Barbosa (MDB) promove mais um momento de integração com amigos. A partir das 20h30, ele reunirá torcedores para acompanhar, em telão, a partida entre Brasil e Haiti.

O evento será realizado em frente ao seu escritório, na Avenida Centenário, com estrutura de som, telão e um ambiente preparado para receber famílias, amigos e amantes do futebol em uma noite marcada pela animação e pelo espírito de união.

A proposta é transformar a transmissão do jogo em um grande encontro, fortalecendo os laços entre a comunidade e proporcionando um espaço de convivência, entretenimento e celebração da paixão nacional pelo futebol.

Em convite direcionado aos amigos, Einstein destaca o caráter familiar e acolhedor da programação. “Venha trazer sua família, chamar os amigos e viver conosco mais um momento de união e alegria”, convidou.




São João de Natal terá espaço exclusivo para transmissão do jogo da Seleção Brasileira


Natalenses e turistas que vão aproveitar as atrações do São João de Natal 2026 na próxima sexta-feira (19) poderão acompanhar o segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em um espaço especialmente preparado para os torcedores. A partida contra o Haiti, marcada para as 21h30, será transmitida em um telão de LED instalado na praça de alimentação do evento, com áudio do jogo e toda a estrutura necessária para garantir conforto e comodidade ao público.


Os torcedores poderão levar cadeiras e bancos dobráveis, bebidas em embalagens plásticas ou latas, cooler de até 20 litros (que será revistado e estará sujeito a filas para inspeção), capa de chuva, copo plástico e copo térmico.


A iniciativa é realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), e permitirá que o público acompanhe a partida simultaneamente à programação musical do São João, reunindo esporte, cultura e entretenimento em um só ambiente.


Hospital Walfredo Gurgel recebe novo tomógrafo

 O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde da rede estadual e referência em urgências e emergências, recebeu nesta quarta-feira (17) um novo tomógrafo. O equipamento foi adquirido pelo Ministério da Saúde e está em fase de instalação e para iniciar seu funcionamento em breve.

Com capacidade para realização de cerca de 4.500 exames por mês, o novo aparelho contribuirá para maior agilidade nos diagnósticos e para a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outras unidades. O hospital também conta com um outro tomógrafo em funcionamento, desde dezembro do ano passado.

Casos de queimaduras aumentam 234% no RN; especialista orienta como agir em caso de acidentes nas festas juninas

O período junino é marcado pelas celebrações populares das festas de São Pedro, São João e Santo Antônio, acompanhadas de fogueiras e fogos de artifícios. Porém, junto com as comemorações, o alerta para o risco de queimaduras e incêndios se repete. Dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostram um aumento expressivo nas internações por queimaduras no Rio Grande do Norte. Enquanto nos dez primeiros meses de 2023 e 2024 a média era de cerca de oito pacientes internados, entre 2025 e 2026 esse número subiu para 26,7 internações mensais. Além disso, foram registrados nove óbitos no período mais recente analisado.

Diante desse cenário, o enfermeiro intensivista Mikael Flambertto, explica que agir imediatamente após uma queimadura pode ajudar a evitar complicações. “Nas queimaduras mais leves, de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada e dolorida, a recomendação é resfriar a região atingida com água corrente em temperatura ambiente ou fria por cerca de 10 a 20 minutos. Essa medida ajuda a interromper a ação do calor sobre os tecidos e pode diminuir a extensão da lesão”.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Ezequiel recebe comitiva de Porto do Mangue e destaca pautas municipalistas

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu uma comitiva do município de Porto do Mangue para discutir demandas estratégicas voltadas ao desenvolvimento da cidade e da região da Costa Branca. O encontro institucional contou com a participação do prefeito Francisco Antônio Faustino, da vice-prefeita Meyrelle José Andrade de Souza, do presidente da Câmara Municipal, Antônio Ailton de Souza, além de vereadores e lideranças políticas.

Durante a reunião, a comitiva destacou o reconhecimento ao trabalho realizado por Ezequiel em favor do município, especialmente pelas emendas parlamentares destinadas à área da saúde e pelo apoio à instalação de um dessalinizador na Praia do Rosado, equipamento que tem contribuído para ampliar o acesso à água para os moradores da comunidade.

A audiência também foi marcada pela apresentação de novas demandas consideradas prioritárias para Porto do Mangue. Entre os pleitos levados ao presidente da Assembleia estiveram o recapeamento da estrada que liga o município a Assú, a celeridade na conclusão do estudo de viabilidade técnica para a reconstrução da RN-404, no trecho entre Porto do Mangue e Areia Branca pelo litoral, além da recuperação do cais que interliga o Rio das Conchas ao mar.

Conhecido pela defesa das causas municipalistas, Ezequiel reafirmou seu compromisso de atuar como interlocutor das necessidades dos municípios junto aos órgãos competentes, buscando soluções que promovam desenvolvimento, mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população.


“O fortalecimento dos municípios sempre foi uma das nossas prioridades. Quando investimos em infraestrutura, saúde e abastecimento de água, estamos melhorando a vida das pessoas e criando oportunidades para o desenvolvimento regional. Recebo essas demandas com responsabilidade e vou continuar trabalhando para que Porto do Mangue tenha suas reivindicações atendidas”, destacou Ezequiel Ferreira.

Com caminhada e apoio popular, Allyson Bezerra cumpre agenda estratégica em Alto do Rodrigues

 

O município de Alto do Rodrigues será palco de uma importante movimentação política nesta sexta-feira (19). O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra, cumpre agenda na cidade a partir das 16h, quando receberá oficialmente o apoio da prefeita Dra. Raquel Lemos ao seu projeto político para as eleições de 2026.

A programação deverá reunir lideranças políticas, apoiadores e moradores do município em um momento que promete fortalecer o diálogo sobre os rumos do estado. Conhecido em todo o Rio Grande do Norte como o “menino do chapéu de couro”, Allyson chega ao Alto do Rodrigues em uma agenda cercada de expectativa e mobilização popular.

A agenda contará com uma caminhada pelas ruas da cidade, reunindo a população e representantes de diversos segmentos locais. A presença da prefeita Dra. Raquel ao lado do pré-candidato reforça a construção de alianças políticas e amplia a visibilidade da pré-campanha na região do Vale do Açu.