segunda-feira, 22 de junho de 2026

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal


O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.


O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.


Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual. “Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.


A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.


Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais. A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo incentivar a boa gestão das finanças públicas, reconhecendo estados e municípios pela qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Sodiê Doces aposta em sabores típicos da estação para celebrar as festividades juninas em todo o Brasil




Junho é um dos meses mais aguardados pelos brasileiros quando o assunto é gastronomia. Das grandes festas populares realizadas no Nordeste às tradicionais quermesses do Sudeste e às celebrações que movimentam cidades do Centro-Oeste e de outras regiões do país, o período é marcado por receitas que despertam memória afetiva e colocam ingredientes como milho, fubá, coco e leite condensado no centro da mesa.


De olho nesse momento, a Sodiê Doces reúne em seu cardápio opções que combinam tradição e inovação para acompanhar as festividades típicas do mês. Entre os destaques está o Bolo Pudim (#191), lançamento recente da rede que une duas das sobremesas mais queridas dos brasileiros em uma única receita e vem conquistando consumidores nas lojas e nas redes sociais.

Outra aposta é o bolo caseiro de milho, um dos sabores mais tradicionais desta época do ano e que integra a linha de bolos caseiros da marca. O portfólio ainda conta com receitas que remetem às celebrações juninas, como Caseiro de Paçoca, Fubá Simples, Fubá com Goiabada e Fubá com Erva-Doce, além de outros sabores caseiros que harmonizam perfeitamente com um café fresco ou chocolate quente durante os dias mais frios.


Embora as comemorações de junho sejam conhecidas por diferentes nomes ao longo do país, festas juninas em muitas regiões e São João em diversos estados do Nordeste e em tradicionais celebrações do Centro-Oeste, elas compartilham um elemento em comum: a mesa farta, os sabores típicos e as receitas que atravessam gerações.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Dr. Zé Antônio recebe Allyson Bezerra em Macau e destaca pautas estratégicas para o desenvolvimento do município


O ex-prefeito de Macau e uma das principais lideranças do União Brasil na região do Vale do Açu, Dr. José Antônio Menezes, recebeu nesta sexta-feira (19) o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra. O encontro reuniu aliados políticos e contou com a presença do vereador Robson Kelly.

Durante a visita ao município salineiro, Allyson Bezerra conheceu de perto algumas das demandas consideradas prioritárias para o avanço da qualidade de vida da população. Entre os temas apresentados estiveram a implantação do saneamento básico no Porto da Pescaria e no Conjunto Arnóbio Abreu, além da necessidade de melhorias no sistema de abastecimento de água do bairro Ilha de Santana e a construção de casas populares, principalmente no Canto do Papagaio e outras comunidades que sofrem com o déficit habitacional. 


Ao reafirmar seu apoio ao projeto político de Allyson Bezerra, Dr. Zé Antônio ressaltou a confiança na capacidade de gestão e no compromisso do pré-candidato com o crescimento regional.

“Vamos caminhar com o pré-candidato ao governo Allyson Bezerra porque acreditamos na sua capacidade e força de trabalho para trazer melhorias e avanços para Macau, para a região salineira e para o Vale do Açu, áreas que possuem um importante potencial econômico para o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Em resposta, Allyson agradeceu a recepção e o apoio do grupo político macauense. O pré-candidato também reforçou o compromisso de trabalhar por ações que contribuam para o desenvolvimento do município e para a melhoria das condições de vida da população.

A visita fortalece o diálogo em torno de projetos voltados à infraestrutura, ao desenvolvimento regional e à valorização de uma das áreas mais estratégicas para a economia potiguar.

Fonte: Assessoria






Macau: Einstein Barbosa convida amigos para assistir Brasil x Haiti em telão e promete noite de confraternização


Após receber nesta sexta-feira (19), em Macau, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra, o advogado e pré-candidato a deputado estadual Einstein Barbosa (MDB) promove mais um momento de integração com amigos. A partir das 20h30, ele reunirá torcedores para acompanhar, em telão, a partida entre Brasil e Haiti.

O evento será realizado em frente ao seu escritório, na Avenida Centenário, com estrutura de som, telão e um ambiente preparado para receber famílias, amigos e amantes do futebol em uma noite marcada pela animação e pelo espírito de união.

A proposta é transformar a transmissão do jogo em um grande encontro, fortalecendo os laços entre a comunidade e proporcionando um espaço de convivência, entretenimento e celebração da paixão nacional pelo futebol.

Em convite direcionado aos amigos, Einstein destaca o caráter familiar e acolhedor da programação. “Venha trazer sua família, chamar os amigos e viver conosco mais um momento de união e alegria”, convidou.




São João de Natal terá espaço exclusivo para transmissão do jogo da Seleção Brasileira


Natalenses e turistas que vão aproveitar as atrações do São João de Natal 2026 na próxima sexta-feira (19) poderão acompanhar o segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo em um espaço especialmente preparado para os torcedores. A partida contra o Haiti, marcada para as 21h30, será transmitida em um telão de LED instalado na praça de alimentação do evento, com áudio do jogo e toda a estrutura necessária para garantir conforto e comodidade ao público.


Os torcedores poderão levar cadeiras e bancos dobráveis, bebidas em embalagens plásticas ou latas, cooler de até 20 litros (que será revistado e estará sujeito a filas para inspeção), capa de chuva, copo plástico e copo térmico.


A iniciativa é realizada pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), e permitirá que o público acompanhe a partida simultaneamente à programação musical do São João, reunindo esporte, cultura e entretenimento em um só ambiente.


Hospital Walfredo Gurgel recebe novo tomógrafo

 O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade de saúde da rede estadual e referência em urgências e emergências, recebeu nesta quarta-feira (17) um novo tomógrafo. O equipamento foi adquirido pelo Ministério da Saúde e está em fase de instalação e para iniciar seu funcionamento em breve.

Com capacidade para realização de cerca de 4.500 exames por mês, o novo aparelho contribuirá para maior agilidade nos diagnósticos e para a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outras unidades. O hospital também conta com um outro tomógrafo em funcionamento, desde dezembro do ano passado.

Casos de queimaduras aumentam 234% no RN; especialista orienta como agir em caso de acidentes nas festas juninas

O período junino é marcado pelas celebrações populares das festas de São Pedro, São João e Santo Antônio, acompanhadas de fogueiras e fogos de artifícios. Porém, junto com as comemorações, o alerta para o risco de queimaduras e incêndios se repete. Dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostram um aumento expressivo nas internações por queimaduras no Rio Grande do Norte. Enquanto nos dez primeiros meses de 2023 e 2024 a média era de cerca de oito pacientes internados, entre 2025 e 2026 esse número subiu para 26,7 internações mensais. Além disso, foram registrados nove óbitos no período mais recente analisado.

Diante desse cenário, o enfermeiro intensivista Mikael Flambertto, explica que agir imediatamente após uma queimadura pode ajudar a evitar complicações. “Nas queimaduras mais leves, de primeiro grau, em que a pele fica avermelhada e dolorida, a recomendação é resfriar a região atingida com água corrente em temperatura ambiente ou fria por cerca de 10 a 20 minutos. Essa medida ajuda a interromper a ação do calor sobre os tecidos e pode diminuir a extensão da lesão”.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Ezequiel recebe comitiva de Porto do Mangue e destaca pautas municipalistas

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu uma comitiva do município de Porto do Mangue para discutir demandas estratégicas voltadas ao desenvolvimento da cidade e da região da Costa Branca. O encontro institucional contou com a participação do prefeito Francisco Antônio Faustino, da vice-prefeita Meyrelle José Andrade de Souza, do presidente da Câmara Municipal, Antônio Ailton de Souza, além de vereadores e lideranças políticas.

Durante a reunião, a comitiva destacou o reconhecimento ao trabalho realizado por Ezequiel em favor do município, especialmente pelas emendas parlamentares destinadas à área da saúde e pelo apoio à instalação de um dessalinizador na Praia do Rosado, equipamento que tem contribuído para ampliar o acesso à água para os moradores da comunidade.

A audiência também foi marcada pela apresentação de novas demandas consideradas prioritárias para Porto do Mangue. Entre os pleitos levados ao presidente da Assembleia estiveram o recapeamento da estrada que liga o município a Assú, a celeridade na conclusão do estudo de viabilidade técnica para a reconstrução da RN-404, no trecho entre Porto do Mangue e Areia Branca pelo litoral, além da recuperação do cais que interliga o Rio das Conchas ao mar.

Conhecido pela defesa das causas municipalistas, Ezequiel reafirmou seu compromisso de atuar como interlocutor das necessidades dos municípios junto aos órgãos competentes, buscando soluções que promovam desenvolvimento, mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população.


“O fortalecimento dos municípios sempre foi uma das nossas prioridades. Quando investimos em infraestrutura, saúde e abastecimento de água, estamos melhorando a vida das pessoas e criando oportunidades para o desenvolvimento regional. Recebo essas demandas com responsabilidade e vou continuar trabalhando para que Porto do Mangue tenha suas reivindicações atendidas”, destacou Ezequiel Ferreira.

Com caminhada e apoio popular, Allyson Bezerra cumpre agenda estratégica em Alto do Rodrigues

 

O município de Alto do Rodrigues será palco de uma importante movimentação política nesta sexta-feira (19). O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Allyson Bezerra, cumpre agenda na cidade a partir das 16h, quando receberá oficialmente o apoio da prefeita Dra. Raquel Lemos ao seu projeto político para as eleições de 2026.

A programação deverá reunir lideranças políticas, apoiadores e moradores do município em um momento que promete fortalecer o diálogo sobre os rumos do estado. Conhecido em todo o Rio Grande do Norte como o “menino do chapéu de couro”, Allyson chega ao Alto do Rodrigues em uma agenda cercada de expectativa e mobilização popular.

A agenda contará com uma caminhada pelas ruas da cidade, reunindo a população e representantes de diversos segmentos locais. A presença da prefeita Dra. Raquel ao lado do pré-candidato reforça a construção de alianças políticas e amplia a visibilidade da pré-campanha na região do Vale do Açu.

São João de Assú: Zé Vaqueiro, Zezo e Pricyla Arrazo reúnem 70 mil pessoas e marcam recorde de público


A quarta noite do São João de Assú 2026 registrou o maior público, até o momento, dos 300 anos das festividades. Segundo os órgãos oficiais, cerca de 70 mil pessoas ocuparam o buraco do prefeito nesta quarta-feira (17) para assistir às apresentações de Pricyla Arrazo, Zezo e Zé Vaqueiro, em uma das celebrações do tricentenário que o município marca neste ano sob o tema “300 anos de devoção e alegria”.


Pricyla Arrazo abriu a noite com a vantagem de quem canta para a própria terra. Natural de Assú, a cantora foi recebida com festa pela plateia local. Na sequência, Zezo aqueceu o público com seus sucessos mais conhecidos, entre eles “Decida” e “Lágrimas de Álcool”. 

O encerramento ficou com Zé Vaqueiro, nome entre os mais procurados do forró nacional do momento, conhecido atualmente como o diamante da temporada junina, trouxe seu muido de vaquejada para a terra dos poetas. Com músicas como “Eu Tenho Medo” e “Coladin”, o cantor manteve a multidão animada e cantando até o fim da noite.

O prefeito Lula Soares destacou o significado do número. “Setenta mil pessoas em uma única noite dizem muito sobre o que o São João de Assú representa para o nosso povo e para o Rio Grande do Norte. Estamos vivendo um momento único, que só acontece a cada 300 anos”, afirmou.

Patuscada Na Copa segue agitando a torcida potiguar nesta sexta-feira

A Patuscada segue em clima de copa do mundo e agita a torcida potiguar nos jogos da seleção brasileira. Nesta sexta-feira (19) a festa acontece no Espaço Prainha, na Via Costeira.

Com programação gratuita e campanha para arrecadação de alimentos, a Patuscada na Copa reúne a torcida, com aquela energia que só a Patuscada tem!

A festa inicia com música, segue com a transmissão do jogo do Brasil e na sequência com mais atrações musicais, em uma grande celebração e na torcida pelo Hexa! Nesta sexta as atrações serão Mesa Doze, Amanda e Ruama e Banda Pretta.

A Patuscada Na Copa tem realização da Teia.Lab, com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, Programa Cultural Câmara Cascudo, SECULT RN, Governo do estado do Rio Grande do Norte e Coca-Cola.

Natal: Show do Bita Especial de São João será atração gratuita para crianças

A cidade do Natal recebe no próximo dia 21 de junho a segunda edição do Super Kids Show, evento voltado ao público infantil que promete transformar a Prainha Via Costeira em um grande espaço de diversão para crianças e famílias. A programação acontece das 15h às 19h e terá como principal atração o espetáculo "Show do Bita – Festa dos Bichos | Especial de São João", uma das produções infantis de maior sucesso do país.

Com entrada gratuita, o evento foi idealizado para proporcionar uma tarde de entretenimento, música e experiências para toda a família. Além do Show do Bita, a programação contará com apresentações dos palhaços Bisteca e Bochechinha, show de Dani e Os Pequeninos, personagens vivos, brinquedos infantis e praça de alimentação, garantindo opções de lazer para crianças de diferentes idades.

O espetáculo do Mundo Bita traz ao palco personagens queridos pelas crianças em uma edição especial inspirada nas tradições juninas, reunindo música, dança e interatividade em um ambiente pensado para encantar o público infantil.

A expectativa da organização é reunir centenas de famílias em uma tarde dedicada ao lazer, fortalecendo a proposta do Super Kids Show de oferecer atrações de qualidade para o público infantil em um ambiente seguro e acolhedor.

Os ingressos gratuitos já estão disponíveis e podem ser retirados antecipadamente pela plataforma Outgo, por meio do link: https://outgo.com.br/super-kids-show-do-bita-especial-sao-joao.

Copa do Mundo movimenta bares e restaurantes e abre oportunidades para crescimento do setor

A Copa do Mundo já começou e, com a empolgação da torcida, cresce também o interesse em acompanhar os jogos em espaços de confraternização. Nesse cenário, bares e restaurantes se destacam como os principais pontos de encontro dos fãs de futebol. O setor já se prepara para o aumento dessa demanda: segundo levantamento da Abrasel 52% dos estabelecimentos pretendem transmitir as partidas e, entre eles, 80% esperam ampliar o faturamento.

Para César Barreto, docente de Administração da Estácio, o aumento do caixa durante esses grandes eventos depende de um planejamento eficiente e de uma operação simplificada. Segundo o especialista, é fundamental dimensionar a equipe de acordo com o potencial de cada partida. “Jogos da Seleção Brasileira, por exemplo, costumam exigir um esforço maior. Outro ponto crucial é não comprometer a experiência do cliente em busca de mais agilidade. O consumidor atual pode esperar alguns minutos, mas não tolera desorganização, pedidos errados ou a sensação de descaso”, afirma.

Nesse contexto, um erro comum dos estabelecimentos é concentrar esforços apenas no aumento da demanda e deixar a operação em segundo plano. “Se a cozinha não estiver preparada, se faltar produto ou se o atendimento ficar lento, o cliente se lembrará mais da experiência negativa do que da partida”, alerta o administrador.

Riscos estruturais: MPF cobra atualizações sobre manutenção de passarelas da BR-101 na Grande Natal (RN)

O Ministério Público Federal (MPF) segue cobrando a manutenção e a segurança das passarelas da BR-101, na região da Grande Natal (RN). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RN), a prefeitura de Natal – por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) – e a administração do Midway Shopping Center têm um prazo improrrogável de 15 dias para informar as atualizações nas condições das estruturas, a partir do recebimento de ofícios enviados nesta terça-feira (16).

O MPF acompanha a situação das passarelas desde, ao menos, 2011, com várias notificações de riscos estruturais gravíssimos (tais como corrosão generalizada, degradação do concreto e armaduras expostas) e de insuficiência na iluminação pública e acessibilidade.

O laudo técnico de uma perícia do MPF de 2024 concluiu que “de maneira geral, as passarelas necessitam de manutenção continuada, pois apresentam defeitos típicos da passagem do tempo sem ações preventivas e, devido a isso, agora já ensejam o uso de manutenção corretiva imediata, sob o risco de perda de vida útil e insegurança ao usuário”.

No último mês de abril, uma mulher teve fraturas graves ao cair de uma altura de cinco metros quando a tela de proteção lateral cedeu em uma das passarelas no município de Parnamirim.

ExpoEduc 2026: Jornalista Fátima Bernardes é confirmada entre os palestrantes

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes é a mais nova palestrante confirmada da ExpoEduc 2026, maior congresso de educação do Norte-Nordeste. Reconhecida nacionalmente por sua trajetória de credibilidade, profissionalismo e capacidade de se reinventar ao longo das décadas, ela apresentará a palestra “Nada É Para Sempre”, no espaço Sala de Gestores.

Na apresentação, Fátima convida o público a refletir sobre uma questão essencial para os tempos atuais: a capacidade de mudar, se adaptar e construir novos caminhos diante das transformações pessoais e profissionais.

A partir de experiências de sua própria trajetória, ela compartilhará aprendizados sobre coragem, tomada de decisões e a busca pela realização de sonhos.

Com sensibilidade e autenticidade, a jornalista abordará os desafios enfrentados ao longo da carreira, mostrando como a disposição para sair da zona de conforto pode abrir portas para novas oportunidades e conquistas.