O projeto envolve as secretarias estaduais de Turismo e Saúde, UFRN e prefeitura de Galinhos. E tem o objetivo de desenvolver ações para o turismo sustentável como vetor de desenvolvimento local do município, por meio de ações nos eixos turístico/econômico, epidemiológico/sanitário e ambiental/social.
Uma das ações do projeto visa disseminar a importância da gestão ambiental nas atividades turísticas, valorizando os produtos locais associados ao turismo e às práticas culturais e ambientais viáveis e sustentáveis.
A governadora Fátima Bezerra aprovou e se mostrou entusiasmada com a apresentação. “É um projeto pioneiro e muito importante para os moradores e empresários do município, principalmente por carregar responsabilidade social, tão indispensável atualmente. A escolha dos eixos para estudo, a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a preocupação com o momento delicado vivenciado com a pandemia são fundamentais. Afinal, esse cenário não acabou”, observou.
Para o prefeito de Galinhos, Francinado Silva da Cruz, a iniciativa vem complementar o trabalho da gestão municipal. “Galinhos é um diamante bruto que precisava ser lapidado. Com a parceria do Estado, através da Sesap e também da secretaria de Turismo, certamente dias melhores estão por vir. No início da pandemia, foi difícil ter de fechar tudo para conter o avanço da doença. Hoje o setor volta aos poucos”, explicou Irmão Naldo, como é conhecido no município.